quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Gatos ou Bruxas?



"Trick or Treat?" (travessuras ou doces?).

A palavra halloween é originária do inglês, é a contração de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos. É comemorada no dia 31 de Outubro.Tem origem há centenas de anos atrás, onde é hoje a Grã Bretanha e o norte da França. Lá viviam os celtas. Os celtas comemoravam o Halloween. Eles tinham uma religião chamada Wicca. Os sacerdotes wiccas eram chamados druidas.

Para os wiccas, existe um Princípio Criador, que não tem nome e está além de todas as definições. Desse princípio surgiram as duas grandes olaridades, que deram origem ao Universo e a todas as formas de vida: o Princípio Feminino ou Grande Mãe e o Princípio Masculino ou deus Cornífero.
Os wiccas acreditam que A Grande Mãe representa a Energia Universal Geradora, o Útero de toda criação. É associada aos mistérios da Lua, da intuição, da noite, da escuridão e da receptividade. A Deusa mostra-se com três faces: a Virgem, a Mãe e a Velha Sábia (relacionada à bruxa, na imaginação popular).

Da mesma maneira, acreditam que o deus Cornífero é o símbolo solar da energia masculina, nasceu da Deusa, sendo seu complemento, trazendo para si os atributos da coragem, pensamento lógico, fertilidade, saúde e alegria.

Na wicca, o deus Cornífero nasce da Grande Mãe, cresce,torna-se adulto, apaixona-se pela Deusa Virgem, fazem amor, a Deusa fica grávida, o deus Cornífero morre no Inverno e renasce novamente, fechando o ciclo do renascimento, que coincide com os ciclos da natureza.

Os wiccas dividiram o ano em 8 períodos, que começam nos seguintes dias:

Seq.
Data
Significado

1
02 de fevereiro
Dia da Marmota - honrava a Brigite, a deusa pagã da cura

2
21 de março
Equinócio da Primavera - Também chamado "Dia da Senhora", este é um tempo bom para mentalmente plantar sementes

3
01 de maio
Beltane - tempo de plantar, entre os bruxos

4
21 de junho
Solstício de Verão - É o tempo quando o rei Oak é trocado por deus Holly

5
31 de julho a 02 de agosto
Festa da colheita - comemorado em honra ao deus sol, a divindade brilhante

6
21 a 23 de setembro
Queda do Equinócio - O equinócio de outono, que também é chamado Mabon ou colheita familiar

7
31 de outubro
Samhain - Noite em que o Samhain voltava com os espíritos dos mortos (Noite de Todos os Santos). É a entrada do Ano Novo Celta

8
21 a 23 de Dezembro
Natal - celebração do nascimento do rei Sol

"Trick or Treat?" ( travessuras ou doces?).

Não me peçam para escolher...

1 comentário:

Anónimo disse...

ALGUEM ME EXPLICA POR FAVOR COMO É QUIE O SANTO TIRSO TODA A VERDADE TEM MONTES DE COMENTARIOS SE ESTOU DESDE MANHA A TENTAR LA POR UM E NAO DA PORQUE NAO APARECE A JANELA TODA QUE PERMITE POR AQUELE CODIGO E ACEITAR O COMENTARIO? COMO SE EXPLICA ISTO???